O que estamos assistindo: “Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?”
O documentário “Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?” (Feminists: What Were They Thinking?) de 2018, dirigido por Johanna Demetrakas, traz depoimentos inspiradores de mulheres que há muito tempo perceberam a importância da luta pela igualdade de direitos entre os gêneros.
Durante a década de 1970, a atriz e fotógrafa Cynthia MacAdams retratou diferentes mulheres para seu livro “Emergence”, ela dizia que as mulheres pareciam diferentes por causa do feminismo e queria ver se isso era refletido em seus retratos.
MacAdams começou com mulheres que conhecia: artistas, ativistas, escritoras… gradualmente foi para as ruas de Nova York e Los Angeles, descobrindo o quanto essas mulheres poderiam expressar quem realmente eram e o quanto a força delas transparecia nas fotos, apenas por serem elas mesmas.
Entre as mulheres retratadas está a cineasta Johanna Demetrakas, diretora que conduz o documentário, reunindo depoimentos de algumas dessas mulheres incríveis como as artistas Laurie Anderson, Judy Chicago e Meredith Monk, as atrizes Jane Fonda, Lily Tomlin, Sally Kirkland, a cantora Michelle Phillips que ficou conhecida através do grupo The Mamas & The Papas, e tantas outras.
Essas mulheres observam suas fotografias e, por meio de seus depoimentos, acessamos reflexões sobre o momento retratado, como elas se sentiam nessa época, como se descobriram feministas e entenderam a realidade em que estavam inseridas.
Em seus depoimentos conhecemos as histórias dessas mulheres, suas ligações com a figura paterna, infância, educação, quando entenderam que existe um conceito que diferencia o feminino e o masculino e que impõe limitações entre o que uma mulher pode ou não fazer, impactando sua vida completamente.
Ao mesmo tempo, a cineasta cria um paralelo com mulheres mais novas, de uma nova geração, e como elas entendem o feminismo: o medo ou a coragem de se declararem feministas e como o machismo interfere em suas vidas.
Elas também falam sobre o peso da palavra “feminismo” e o estigma de que feministas lutam contra os homens, quando a verdadeira luta é por direitos iguais e liberdade.
Mulheres que desejam poder tomar decisões sobre seus próprios corpos, sobre ter filhos ou não, a luta dessas mulheres por métodos contraceptivos e legalização do aborto.
Quem decide sobre o corpo de uma mulher? O documentário também aborda o tabu da sexualidade feminina, o prazer da mulher e a objetificação da mesma, a homossexualidade, a relação com o corpo e a nudez.
É inspirador ver a luta dessas mulheres, o sentimento de liberdade que se desperta em uma mulher quando ela entende que as coisas não precisam ser como são, apenas porque há um conceito social de feminino e masculino que estabelece normas com as quais não precisamos concordar.
Assistir a esse documentário nos faz perceber o quão maravilhoso é poder nos posicionarmos como feministas e nos sentirmos próximas dessas mulheres tão incríveis de alguma forma.
Você pode assistir ao documentário “Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?” na plataforma da Netflix.