Curadoria especial - Consciência Negra
No dia da Consciência Negra nós separamos uma lista de filmes e músicas para valorizar a luta da mulher negra e sua representatividade.
Hoje, dia 20 de novembro de 2020 é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Em um país onde metade da população é negra, temos – por herança de uma história escravagista – pouquíssima diversidade em lugares de liderança, representatividade política e na cultura.
Essa representatividade é muito importante para garantir que pessoas sejam ouvidas e seus direitos sejam respeitados.
A realidade na política está mudando, esse ano tivemos eleições municipais que garantiram entre os candidatos mais votados, segundo a Brasil de Fato, treze mulheres negras e três mulheres transexuais, estando em destaque Erika Hilton que foi eleita vereadora em São Paulo e está nas duas contagens por ser mulher negra e trans.
Ainda assim é uma evolução lenta na nossa história. Nos Estados Unidos, Shirley Chisholm foi a primeira candidata mulher e negra à presidência do país em 1972, mas foi apenas agora em 2020 que o país teve eleita uma vice-presidente que é uma mulher negra.
No Brasil, a primeira mulher negra a ser deputada eleita no país foi Antonieta de Barros em 1935, Santa Catarina. E ela foi a única deputada negra em Santa Catarina até hoje. Na cidade de Joinville, a maior cidade do estado, apenas este ano foi eleita uma mulher negra vereadora, a professora Ana Lúcia Martins. Apesar de uma votação expressiva sua candidatura vem sofrendo ofensas e ameaças de morte.
A representatividade na cultura também vem se transformando ao longo dos anos, graças a luta dos movimentos políticos e sociais. Por meio da cultura é possível estimular que novas gerações de mulheres brancas e negras cresçam conhecendo sua história e importância de ocupar esses lugares como políticas, cientistas, engenheiras, empresárias e muito mais!
Nós separamos uma lista mais do que especial de filmes com representatividade da mulher negra, que contam histórias dessas lutas, que inspiram e que empoderam!
1. Estrelas além do tempo (Hidden Figures, 2017)
O filme conta a história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três cientistas negras que trabalham na NASA e se destacam por seus feitos.
Katherine Johnson foi a matemática responsável por calcular a trajetória de Alan Shepard (primeiro americano e segundo homem no espaço) e por revisar os cálculos realizados pelos primeiros computadores antes de sua viagem pela órbita terrestre.
O filme recebeu diversos prêmios e indicações ao Óscar.
2. Histórias Cruzadas (The Help, 2011)
Durante a década de 1960, Skeeter (Emma Stone) é uma jovem que deseja se tornar escritora e passa e entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixam seus filhos em casa para trabalhar na criação dos filhos das mulheres brancas.
O filme rendeu o Óscar de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer e recebeu mais 3 indicações.
Apesar do filme ser criticado pela narrativa do branco salvador, ele retrata a realidade vivida por mulheres negras e trabalhadoras e seu empoderamento.
3. What Happened, Miss Simone? (2015)
Documentário produzido pela Netflix conta a história da cantora, pianista e ativista Nina Simone.
Uma das mais relevantes, geniais e incompreendidas artistas de todos os tempos.
4. Flores de Aço (Steel Magnolias,2012)
Remake do filme de 1989 agora com um elenco inteiro negro e estrelado por Queen Latifah. A trama conta a história de seis amigas que estão sempre se ajudando nos momentos difíceis e rindo das adversidades da vida.
5. Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, 2009)
Claireece “Preciosa” Jones tem 16 anos e está grávida de seu próprio pai pela segunda vez. Ela não sabe ler e escrever e ainda sofre abusos constantes de sua família. Transferida para uma nova escola, ela vê uma maneira de se refugiar de sua realidade em sua própria imaginação.
6. Mudança de Hábito (Sister Act, 1992)
O comédia musical estrelada por Whoopi Goldberg conta a história de uma cantora chamada Deloris Van Cartier, que testemunha seu mafioso namorado cometer um homicídio e entra no programa de proteção à testemunha. Ela é enviada para um convento na Califórnia, onde fica escondida entre as freiras e transforma a vida daquelas mulheres.
7.Jackie Brown (1998)
Filme de Quentin Tarantino é uma homenagem ao gênero de Blaxploitation dos anos 1970.
Uma comissária de bordo trafica dinheiro a mando de um vendedor de armas até que dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido. Mas Jackie dá um nó em todos eles e decide seu destino sozinha.
8.Um Limite Entre Nós (Fences, 2016)
O filme é baseado na em uma peça teatral sobre um jogador de beisebol aposentado, que sonhava em se tornar um famoso astro dos esportes quando era criança, mas que passa a trabalhar como coletor de lixo para sobreviver. Viola Davis vive sua compassiva esposa em um papel que deu a ela o Óscar de melhor atriz coadjuvante.
9. A Cor Púrpura (The Color Purple, 1985)
Filme é baseado no livro homônimo de Alice Walker, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Whoopi Golberg, e conta a história de Celie, uma mulher que mora no sul e que sobreviveu ao abuso e intolerância de seu pai, sua difícil vida e seu sonho de reencontrar sua irmã na África.
O elenco também conta com Oprah Winfrey. Embora tenha sido considerado por muitos o melhor filme daquele ano, foi indicado para 11 Oscars mas não ganhou nenhum.
10.Até as últimas consequências (Set it Off, 1996)
Maravilhoso filme com Queen Latifah, Vivica A. Fox, Jad Pinkett Smith e Kimberly Elise, quatro mulheres negras que vivem uma dura vida e planejam realizar um assalto a um banco, e conseguirem dinheiro para recomeçar uma nova vida.