fbpx

Aumento em e-commerce

Home / Blog / Aumento em e-commerce

ecom

Aumento em e-commerce pode significar mudança no consumo dos brasileiros após a pandemia

Compras online crescem impulsionadas pela necessidade do isolamento social, atraindo novos consumidores para esse mercado.

Estamos vivendo uma situação complexa e desafiadora, a pandemia de COVID-19 se alastrou rapidamente, levando todos aqueles que podem ficar em casa ao confinamento. Cada um está fazendo sua parte para ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus.

Mas – como muito se fala – esse isolamento traz também alguns efeitos para economia. Diante da impossibilidade de abrir suas lojas, muitos comerciantes estão se reinventando para conseguirem manter suas vendas durante este período.

 

Na outra ponta dessa história, consumidores precisam evitar sair de casa mas anseiam por uma uma série de produtos que lhes são necessários ou mesmo que podem aumentar o conforto desse confinamento.

Conectando essas duas pontas existe um crescente aumento nas vendas online e novas plataformas de e-commerce surgindo.

O e-commerce já apresentava crescimento no Brasil, mas o isolamento social impulsionou as vendas e o surgimento de novas lojas. Estão aparecendo também novos aplicativos para entrega de comida e compras em geral.

Segundo dados da empresa de inteligência de mercado Compre e Confie, a primeira quinzena de março apresentou uma alta de vendas totais de 40% em relação ao ano anterior.

Novos consumidores podem mudar o mercado

Olhares estão se voltando para as vendas online e como elas poderão afetar a cultura e comportamento do consumidor brasileiro, após a pandemia de COVID-19.

Um dos motivos é uma observada alta também no número de novos consumidores, ou seja, pessoas que fizeram suas primeiras compras.

Segundo levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, esse aumento foi de 96% em autosserviço online, lojas com checkout com carrinho/cesto de compras – como supermercados – entre os dias 19 e 25 de março, em comparação com a semana anterior.

O brasileiro está aumentando sua confiança em relação ao e-commerce e muitas vezes conhecendo essa nova maneira de comprar, o que pode criar novos hábitos de consumo.

Mas isso tudo só deve acontecer se esses novos usuários vivenciarem boas experiências de compras nesse período. Para garantir isso e conquistar essa nova fatia de mercado, o comerciante precisa estar preparado.

Portanto é muito importante criar uma boa estratégia que traga segurança e facilidade para o cliente. Para isso, é preciso simplificar processos e auxiliar principalmente esses novos consumidores, que não estão acostumados com a realização de compras online.

Preparar uma plataforma intuitiva é essencial, além de  tirar dúvidas dos usuários, disponibilizar FAQs, chat, telefone, tudo que simplifique a navegação e torne a experiência simples e prazerosa.

Empresas também não podem se esquecer de que estamos passando por uma pandemia. Cuidados devem ser tomados para garantir a saúde de todos os envolvidos na logística e entregas desses produtos, desde o contato entre o entregador e o cliente, mantendo distância necessária, incentivando e garantindo que medidas de higiene e proteção sejam tomadas.

Devemos sempre levar em conta a saúde de todos em primeiro lugar.

Saiba mais sobre nossos serviços para e-commerce e sites com acessibilidade aqui.

Picture of queer

queer

Dona Jana é executiva de software com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia de estágio inicial a intermediário, incluindo gerenciamento geral, liderança em go-to-market e operações internacionais. Atualmente trabalha como presidente da empresa Odona, uma empresa focada em trazer diversidade para o mercado de trabalho brasileiro. Tem paixão por promover uma cultura inspiradora impulsionada por uma mentalidade de pessoas em primeiro lugar, com o objetivo final de fornecer uma experiência de classe mundial para funcionários e clientes. Estou dedicada a investir no crescimento de outras pessoas, operando com integridade e aproveitando a jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindes!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?