Aumento em e-commerce pode significar mudança no consumo dos brasileiros após a pandemia
Compras online crescem impulsionadas pela necessidade do isolamento social, atraindo novos consumidores para esse mercado.
Estamos vivendo uma situação complexa e desafiadora, a pandemia de COVID-19 se alastrou rapidamente, levando todos aqueles que podem ficar em casa ao confinamento. Cada um está fazendo sua parte para ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus.
Mas – como muito se fala – esse isolamento traz também alguns efeitos para economia. Diante da impossibilidade de abrir suas lojas, muitos comerciantes estão se reinventando para conseguirem manter suas vendas durante este período.
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Na outra ponta dessa história, consumidores precisam evitar sair de casa mas anseiam por uma uma série de produtos que lhes são necessários ou mesmo que podem aumentar o conforto desse confinamento.
Conectando essas duas pontas existe um crescente aumento nas vendas online e novas plataformas de e-commerce surgindo.
O e-commerce já apresentava crescimento no Brasil, mas o isolamento social impulsionou as vendas e o surgimento de novas lojas. Estão aparecendo também novos aplicativos para entrega de comida e compras em geral.
Segundo dados da empresa de inteligência de mercado Compre e Confie, a primeira quinzena de março apresentou uma alta de vendas totais de 40% em relação ao ano anterior.
Novos consumidores podem mudar o mercado
Olhares estão se voltando para as vendas online e como elas poderão afetar a cultura e comportamento do consumidor brasileiro, após a pandemia de COVID-19.
Um dos motivos é uma observada alta também no número de novos consumidores, ou seja, pessoas que fizeram suas primeiras compras.
Segundo levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, esse aumento foi de 96% em autosserviço online, lojas com checkout com carrinho/cesto de compras – como supermercados – entre os dias 19 e 25 de março, em comparação com a semana anterior.
O brasileiro está aumentando sua confiança em relação ao e-commerce e muitas vezes conhecendo essa nova maneira de comprar, o que pode criar novos hábitos de consumo.
Mas isso tudo só deve acontecer se esses novos usuários vivenciarem boas experiências de compras nesse período. Para garantir isso e conquistar essa nova fatia de mercado, o comerciante precisa estar preparado.
Portanto é muito importante criar uma boa estratégia que traga segurança e facilidade para o cliente. Para isso, é preciso simplificar processos e auxiliar principalmente esses novos consumidores, que não estão acostumados com a realização de compras online.
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Preparar uma plataforma intuitiva é essencial, além de tirar dúvidas dos usuários, disponibilizar FAQs, chat, telefone, tudo que simplifique a navegação e torne a experiência simples e prazerosa.
Empresas também não podem se esquecer de que estamos passando por uma pandemia. Cuidados devem ser tomados para garantir a saúde de todos os envolvidos na logística e entregas desses produtos, desde o contato entre o entregador e o cliente, mantendo distância necessária, incentivando e garantindo que medidas de higiene e proteção sejam tomadas.
Devemos sempre levar em conta a saúde de todos em primeiro lugar.
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